Ultima atualização on 2 de fevereiro de 2021 por Equipe Disafe
Portas de vidro são realmente uma tendência na arquitetura atual. Os projetos contemplam o vidro cada vez mais, sejam em fachadas ou nas portas externas e internas. O vidro possui a vantagem de ampliar ambientes devido a sua transparência e também reflete limpeza e modernidade.
A Disafe foi pioneira no desenvolvimento de soluções de Barras antipânico para serem aplicada em portas de vidro para saída de emergência que atendem a norma brasileira que trata de Barras antipânico que é a ABNT NBR 11785.
Tipos de fechaduras/barras antipânico para Portas de Vidro
A barra antipânico que se usa em uma porta de vidro para saída de emergência é a do tipo C, já que o vidro não possui a função de resistência ao calor.
Portas corta-fogo ou resistentes ao fogo de vidro é uma outra categoria de produto e necessita barras antipânico Tipo F que tem características técnicas diferenciadas e que tem a função de manter a porta fechada em casos de incêndio e evitar que o fogo ou o calor se expanda na edificação.
Quais ambientes que mais utilizam os dispositivos de pânico?
Neste contexto, os ambientes que mais utilizam a barra antipânico em portas de vidro são, clubes, igrejas, centro de eventos, hotéis, restaurantes, bares, casas de festas, etc.
A Disafe através da linha Durati possui todas as soluções para a aplicação de barra antipânico em portas de vidro temperado.
Portas Novas de vidro: O que fazer?
Estes ambientes podem estar em duas situações. A primeira situação é onde está sendo feito portas novas para a edificação.
É neste momento que as barras antipânico entram, pois as portas necessitam serem produzidas e temperadas já com os furos específicos para a instalação da barra antipânico. São fornecidos gabaritos que auxiliam neste processo.
Para que tudo dê certo, deve-se manter muita atenção neste momento, pois os gabaritos devem ser bem seguidos para que a porta saia com as medidas e furações corretas.
Atenção: Os gabaritos não acompanham o produto e devem ser solicitados para o vendedor, porque necessita de uma avaliação da viabilidade do projeto para a instalação da barra antipânico.
Cuidados para as portas
As restrições que devem ser dada a devida atenção é na altura da barra antipânico dupla e no material onde o alojador será fixado.
As barras antipânico Durati modelo normal atendem a portas duplas de até 2,50mts de altura. Para portas com altura superior deve ser incorporado um acessório que alonga o sistema até 3,50 mts. Deve atentar-se também no material onde o alojador que trava a lingueta da barra será fixado.
Se o marco ou batente for de madeira, ferro, alvenaria, entre outros, não há necessidade de acessórios.
E se a barra da porta de vidro travar em outra folha?
Se a barra antipânico para porta de vidro de uma folha travar em uma outra folha de vidro fixa ou se a barra antipânico para porta dupla tiver uma bandeira de vidro superior deve-se utilizar acessórios para a fixação do alojador em vidro.
Portas de vidro já existentes
A Segunda situação que acontece é em ambientes onde a porta de vidro já existe, tem furação e é necessário instalar a barra Antipânico na porta.
Esta situação é indicada para ambientes com muito baixo fluxo de pessoas, ou em portas que ficarão dispostas apenas para saída de emergência e que serão usadas apenas nesta situação.
A Solução exclusiva da Durati é aplicação da barra antipânico em uma placa inteira que será fixada a porta através de fitas dupla face e colas de contato.
É uma solução segura e sua durabilidade depende da sua correta aplicação e do fluxo de pessoas que irão acionar esta solução.
O que você precisa saber sobre a segurança patrimonial
Para ambientes onde a porta de vidro necessita proteger o patrimônio podem ser instaladas fechaduras eletromagnéticas integradas com a barra antipânico com switch para que mesmo que a porta esteja travada pela fechadura eletromagnética o acionamento da barra abra a porta imediatamente.
Quer saber mais? Então entre em contato com nossa equipe comercial que está capacitada para ajudar você! .