Ultima atualização on 26 de janeiro de 2023 por Equipe Disafe
A segurança é essencial para qualquer prédio ou estabelecimento e poder contar com os melhores equipamentos contra incêndios, tumultos e desastres irá garantir a proteção da vida e até dos negócios presentes no ambiente.
Fique até o final desse artigo para conhecer mais sobre a barra antipânico certificada e quais são os riscos de adquirir barras sem certificação. Boa leitura!
O que é uma barra antipânico certificada?
As barras antipânico certificadas são equipamentos testados e aprovados por órgãos regulamentadores. Eles são usados em portas de diferentes materiais para agilizar o processo de saída dos ocupantes de um local durante alguma emergência, como um incêndio ou ataque de algum tipo.
O equipamento é uma barra horizontal acoplada a porta que acaba sendo utilizado como um mecanismo de desbloqueio com uma ação rápida. Tudo que é preciso para abrir a porta seria impulsionar o seu próprio peso em cima da barra, que consequentemente irá desbloquear a tranca para a saída da pessoa.
O dispositivo é útil em qualquer tipo de emergência que exige a saída rápida de pessoas de um certo ambiente, já que ele diminui bastante a chance de acontecer alguma aglomeração na saída ou lesão por conta do pânico generalizado.
Quais os riscos de adquirir barras antipânico sem certificação?
Como já dissemos acima, a barra antipânico certificada é um equipamento fundamental para a segurança de ambientes e pessoas.
Poder contar com um equipamento certificado e testado é imprescindível para garantir que a barra tenha a eficácia correta na hora que for necessário o seu uso.
A ABNT é órgão responsável por normatizar e certificar as barras antipânico, assim como outros equipamentos contra incêndio.
Ter uma barra antipânico certificada pela ABNT irá proporcionar que suas portas de emergência e corta fogo estarão equipadas com um equipamento confiável, testado e fabricado conformas as normas nacionais, assim oferecendo mais segurança contra tragédias e prejuízos ao seu negócio.
O risco está em na baixa durabilidade de um equipamento. O Pior risco está no não funcionamento do mesmo, devido a uma quebra ou travamento da barra antipânico. Em uma situação de sinistro poderá causar estragos irreparáveis e colocar a vida dos usuários em risco.
As barras antipânico são dispositivos essenciais para a segurança dos visitantes do seu prédio ou estabelecimento. Por isso, conte sempre com as barras com qualidade e testagem comprovada.
Fique em dia com sua segurança contra incêndios e adquira já a melhor barra antipânico certificada para sua demanda. Acesse o link e conheça os produtos da Disafe.