5 dicas para escolher a Barra Antipânico

Ultima atualização on 19 de abril de 2023 por Equipe Disafe

Existem modelos distintos de Barras Antipânico. A Disafe possui o modelo Touch e Push em sua linha de produtos, mas você já se perguntou qual a diferença entre ambos e qual deve utilizar em sua porta? Separamos 5 dicas importantes para você tomar a decisão que mais se adeque à sua necessidade!

1. Modelo

Existem dois modelos de barras antipânico no mercado push e touch. A Barra antipânico  PUSH é o modelo mais utilizado no Brasil. Sua vantagem é que pode ser instalada em todos os tipos de portas. Inclusive portas corta-fogo e de vidro temperado. Ela possui um tubo que pode ser utilizado completo de até 1,20 mt. O tubo pode ser cortado facilmente e instalado em para portas que tenham esquadrias de alumínio e vidro. É um modelo mais econômico e possui uma excelente funcionalidade e segurança.  A Barra antipânico TOUCH é um modelo indicado para ambientes que necessitam de uma estética mais robusta. Além disso para ambientes que tenham grande circulação de carrinhos, macas, etc. Ela fica mais próxima da porta, comparado ao moldeo push, evitando que este tipo de equipamentos bata na barra antipânico aumentando a vida útil em ambientes deste tipo. Exemplo supermercados, hospitais, lojas.

Leia +

Barra Antipânico modelo PUSH
Barra Antipânico modelo TOUCH

2. Tamanho

A barra antipânico modelo push Durati é fornecido com tubos de 1,00 m ou de 1,20 m que podem ser cortados , quando necessário, e instalados em portas de todas as larguras. O modelo touch Durati tem 85cm de comprimento, podendo também ser cortada para instalação em portas mais estreitas. A Norma brasileira de barra antipânico ABNT NBR 11785 indica que a barra de acionamento da deve ter no mínimo 50% da medida do vão luz da porta.

O tamanho da barra antipânico não poderá ser superior a 1,30 m no comprimento e 3,5 m na altura.

3. Cor

A Norma ABNT NBR 11785 não faz nenhuma exigência de cor da barra antipânico. Sugerimos que haja um contraste entre a cor da porta e a cor da barra para facilitar a sua visualização em situação de emergência ou de pouca visibilidade. Pode ser utilizadas cores nas barras de acionamento como verde ou o vermelho. A cor verde está relacionado a saída de emergência e o vermelho está relacionado a prevenção e combate a incêndios.  

4. Tipo

Existem dois tipos básicos de barra antipânico. A barra antipânico simples e a dupla. A barra antipânico simples é utilizada em portas de uma folha apenas. A barra antipânico dupla é indicada para portas de duas folhas.

Porta Simples
Porta Dupla

5. Fechadura Externa

A utilização da fechadura externa é uma opção. É indicada para situações onde é necessário um controle de acesso e uma entrada pela parte de fora do ambiente. No caso de fechaduras com chave o acesso pela parte de fora será restrito apenas para quem tem acesso à chave. Pela parte de dentro do ambiente a abertura da barra antipânico sempre estará livre, mesmo quando a fechadura de acesso externo estiver chaveada. No caso do uso de fechadura sem chave, o acesso a este ambiente de fora para dentro estará livre. A barra antipânico pode ser instalada sem acesso externo. É chamada de barra antipânico “cega”. Neste caso não há como acionar a barra antipânico  e nem acessar o ambiente de fora para dentro. O sentido de abertura será sempre o de evacuação nesta porta, através do acionamento da barra antipânico por dentro. 

Acesso Externo para Barra Antipânico